Litíase Renal - Nutribio

Litíase Renal – Nutribio
phone  +351 253 087 021 (Chamada para a rede fixa nacional)AjudaMInha conta
Litíase Renal

Litíase Renal

O processo de formação do cálculo é denominado urolitíase, litíase renal ou nefrolitíase. Cálculos urinários são partículas sólidas no sistema urinário. São as chamadas “pedras” nos rins.  

  • O tamanho dos cálculos pode oscilar entre os que são demasiado pequenos para serem observados a olho nu, até os que têm 2,5 cm (1 polegada) ou mais de diâmetro. 
  • É uma das causas mais frequentes de cólicas renais
  • Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infecções renais (pielonefrite) ou cólica renal. 

 

A litíase renal é a terceira patologia mais frequente do aparelho genitourinário, sendo apenas ultrapassada pelas infeções urinárias e pelos problemas da próstata. 

 

Litíase Biliar

É a doença mais comum das vias biliares. Chama-se litíase da vesícula à presença de um ou mais cálculos (vulgarmente conhecidos por “pedras” no seu interior. 

Cálculos biliares são depósitos de cristais que se formam na vesícula biliar ou nos canais biliares (vias biliares):

  • Cálculos de colesterol (+ comuns) 
  • Cálculos de bilirrubina
  • Cálculos de cálcio

Geralmente, a presença de cálculos biliares não causam sintomas. Os cálculos de maior tamanho podem gradualmente lesar a parede da vesícula biliar e podem penetrar no intestino delgado ou grosso, onde causam oclusão intestinal. Quando os cálculos obstruem um canal biliar, surge a dor. Esta tende a aumentar e diminuir de intensidade (cólica).

Fatores de risco: 

  • Sexo feminino
  • Idade
  • Obesidade
  • Dieta ocidental 
  • Níveis elevados colesterol plasmático 
  • Níveis elevados bilirrubina 
  • Insuficiência vesícula biliar

 

Ingredientes que lhe oferecem dias com mais conforto

Ulmária (Spiraea ulmaria): A ulmária Spiraea ulmaria é uma planta nativa da Europa e Ásia, encontrada nas zonas planas húmidas. Tradicionalmente, esta planta é utilizada na medicina pelas suas propriedades benéficas para os problemas hepáticos e renais.

Grama: A grama ou Cynodon dactylon, é uma espécie invasora, que cresce no Norte da Europa, Ásia e Norte dos EUA. É uma planta muito utilizada na medicina tradicional para várias afeções, incluindo em cistites e para pedras no rins.  

Quebra-pedra: A planta denominada de quebra-pedra ou Phyllanthus niruri, é uma planta proveniente da Índia oriental. O seu nome provém precisamente da sua principal utilização na medicina tradicional e indigena: nos cálculos renais e como diurético.  

Nopal:  Nopal ou Opuntia ficus-indica, é uma planta tipo cato nativa do México e vastamente distribuída nas zonas de África, Austrália e Mediterrâneo. A cor dos frutos desta planta é variável, consoante as concentrações dos respetivos pigmentos, podendo ir de verde-claro a vermelho, influência da altura do ano e zona do globo. É uma planta tradicionalmente reconhecida pelos seus benefícios na glicemia e também para os sintomas típicos de ressaca ou após refeições pesadas.   

Pedras no caminho? Livre-se de todas. 

Colepático® Forte é um suplemento alimentar que contém na sua composição vários extratos de plantas utilizadas tradicionalmente pela suas propriedades. Esta composição auxilia nas digestões mais complicadas e contribui para o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, ajudando assim também com as refeições ricas em açúcares e gorduras. Tem ainda uma potente ação diurética e que ajuda a eliminar e a prevenir os cálculos renais e biliares.

Close Menu
×