Sabe o que é o Outubro Rosa? – Saiba a sua importância - Nutribio

Sabe o que é o Outubro Rosa? – Saiba a sua importância – Nutribio
phone  +351 253 087 021 (Chamada para a rede fixa nacional)AjudaMInha conta
Sabe o que é o Outubro Rosa? – Saiba a sua importância

Sabe o que é o Outubro Rosa? – Saiba a sua importância

Certamente já ouviu a expressão “Outubro Rosa”, ou até já viu o símbolo “laço cor-de-rosa”, mas sabe o que quer dizer?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do cancro da mama. A mobilização visa também à partilha de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem os seus exames. Iniciativas como estas são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Em Portugal, são diagnosticados mais de 6000 novos casos de cancro da mama por ano, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Se forem diagnosticados cedo, têm uma taxa de cura acima de 90%. 

 

A história por trás da campanha

A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde se organizaram para a promoção de ações sobre a doença, porém não tinham um período concreto para propagar do tema. Eventualmente, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o cancro de mama.

O “Pink October” ganhou força no ano de 1990 num evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, foi entregue aos participantes pela primeira vez o laço cor-de-rosa, e desde então tornou-se um símbolo internacional.

 

Porquê o Mês de Outubro?

Outubro acabou por ser o mês “selecionado” como o mês da prevenção do cancro da mama, porque existem algumas datas a destacar que se enquadram no tema.

A 13 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático, que significa que, quando se diagnostica o cancro da mama, a doença já não está isolada no peito, mas existem metástases noutras partes do corpo, como os ossos, o fígado, os pulmões e outros.

A 15 de outubro é o Dia da Saúde da Mama, outra data assinalada a nível mundial.

Já a 30 de outubro, encerra-se o mês cor-de-rosa com o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

 

Mais Vale Prevenir que Remediar

Deve sempre ter todos os cuidados necessários com a saúde, e em situações de suspeita de cancro, agir o mais rápido possível é o correto a fazer. Por isso mesmo, um acompanhamento preventivo é sempre a melhor opção.

O seu médico de família é a primeira pessoa que deve contactar para fazer um acompanhamento regular e detetar cedo alguns sinais de cancro da mama. No caso de ter acompanhamento médico da especialidade de ginecologia, os rastreios de cancro da mama regulares já devem fazer parte da sua rotina. 

Outra iniciativa que pode tomar é consultar o programa de rastreio gratuito da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Um programa que já existe em vários concelhos do país e que é destinado a mulheres entre os 50 e os 69 anos.

Neste Outubro Rosa, junte-se às ações de sensibilização que ajudam a espalhar a mensagem: o diagnóstico precoce é uma das melhores armas na luta contra o cancro da mama.

Dê uso ao laço cor-de-rosa, cuide dos seus e da sua saúde.

 

 

Close Menu
×