Conhece o impacto e a importância dos hábitos na sua vida? - Nutribio

Conhece o impacto e a importância dos hábitos na sua vida? – Nutribio
phone  +351 253 087 021 (Chamada para a rede fixa nacional)AjudaMInha conta
Conhece o impacto e a importância dos hábitos na sua vida?

Conhece o impacto e a importância dos hábitos na sua vida?

De uma forma geral, o hábito é um comportamento repetido o número de vezes suficientes para se tornar automático.

Se pretende evoluir continuamente e viver a melhor vida possível, os seus hábitos são fundamentais, pois são eles que o vão permitir crescer, melhorar, aperfeiçoar e aumentar todo o seu potencial.

Cada pessoa desenvolve os seus hábitos pessoais, ainda que a sociedade imponha alguns que acabam por ser adotados quase inconscientemente e de forma automática. Está comprovado cientificamente pela psicologia que existem hábitos que nos trazem vários benefícios para diferentes áreas da nossa vida.

Assim, a vontade de criar um novo hábito ou mudar um antigo parte do princípio de que há hábitos que são melhores do que outros. 

Comece por refletir sobre os seus hábitos e decida quais deve manter, quais eliminar e aqueles que deve acrescentar.

Como criar um novo hábito de acordo com a psicologia

Desenvolva micro-hábitos

Muitos psicólogos do comportamento defendem que é preferível começar por desenvolver micro-hábitos, pois estes não exigem alterações demasiado bruscas na sua rotina diária e um grande nível de esforço e motivação. Não coloque metas irreais e comece por dar pequenos passos, que não lhe causem frustração e que não o façam sentir o peso da obrigação.

Exemplo prático: em vez de definir para si ler um livro por semana, coloque-se a tarefa de ler cinco páginas por dia.

Tenha uma rotina positiva

É importante que a sua rotina reforce positivamente a execução do hábito, pois o cérebro adora este mecanismo e sensação de estímulo e recompensa.

Se ingerir açúcar traz uma sensação de recompensa para o seu cérebro e quer deixar de o fazer, procure uma alternativa que lhe traga a mesma sensação.

Defina um mecanismo de repetição

A repetição é fundamental para a adoção e sucesso de um novo hábito. No início, terá de ser disciplinado e rígido consigo mas, a partir do momento em que desempenha a ação sem esforço e dificuldade, pode sentir-se orgulhoso pois essa ação já se tornou oficialmente num hábito.

Não desista depois de falhar

A falha não deve determinar a sua desistência. Se no dia de hoje não conseguiu atingir o seu objetivo ou falhou com a sua rotina, volte a respeitá-la amanhã.

Identifique os fatores que o podem sabotar

Existem várias situações no nosso dia a dia que podem comprometer e romper com um bom hábito. Procure reconhecê-las para se precaver contra elas.

Alguns destes fatores passam por:
– Focar-se mais no objetivo do que no processo, que é o mais importante;
– Comparar-se aos outros e esquecer-se de que cada um de nós tem o seu próprio ritmo;
– Achar que não é capaz e deixar-se levar pelas suas inseguranças.

Estabeleça a regra do esforço mínimo

Ao longo do processo de criação de um novo hábito, a sua motivação irá oscilar. Para evitar uma possível desistência, é importante que defina qual será o esforço mínimo que irá fazer por aquela ação.

Exemplo prático: se definiu praticar exercício físico 5 dias por semana e, num desses dias, não tiver motivação para ir ao ginásio, faça pelo menos alguns exercícios em casa, numa das suas pausas.

Comemore sempre as suas vitórias

Tenha atenção às suas vitórias e celebre-as, pois isto irá fazer com que a sua motivação aumente e fique com reservas para continuar durante mais tempo.

Comemore sempre o que já foi feito e não se tente auto-sabotar!

Alguns hábitos que o vão ajudar a viver melhor:

  • Dormir o suficiente; 
  • Descansar; 
  • Adotar uma alimentação saudável; 
  • Fazer exercício; 
  • Ser organizado; 
  • Adquirir conhecimento; 
  • Cultivar relações saudáveis.
Close Menu
×