Jejum intermitente - Nutribio

Jejum intermitente – Nutribio
phone  +351 253 087 021 (Chamada para a rede fixa nacional)AjudaMInha conta
Jejum intermitente

Jejum intermitente

Muitas dietas focam-se no que comer, mas o jejum intermitente, trata-se de quando comer.

Na dieta de jejum intermitente, só comemos em alturas específicas. Fazer jejum durante um certo número de horas por dia, ou fazer uma só refeição por dia em dois dos dias da semana, pode ajudar-nos a perder gordura.

Antigamente, não havia computadores, e os programas de televisão acabavam às 23h00; as pessoas deitavam-se mais cedo e comiam menos à noite. As porções eram mais pequenas, assim como as pessoas eram mais ativas.

Agora, todos temos internet e televisão ao nosso dispor 24h durante os 7 dias da semana. Ficamos acordados até mais tarde, ou porque é quando podemos ver aquela série de que tanto gostamos, ou porque é a hora em que podemos estar online a falar com os nossos amigos, ou até a jogar aquele jogo. Passamos a maioria do dia sentados e a petiscar, sobretudo à noite.

As calorias extra e a falta de atividade física, aumentam o risco de obesidade, diabetes, problemas de coração e outras doenças. Estudos científicos indicam que o jejum intermitente pode ajudar a reverter estes problemas.

Como funciona o jejum intermitente?

Há diferentes formas de fazer jejum intermitente, mas todas elas baseiam-se na escolha de períodos de tempo regulares para comer e fazer jejum. Por exemplo, podemos tentar só comer num período de 8 horas, e jejuar nas restantes. Ou podemos escolher dois dias da semana em que fazemos apenas uma refeição em cada, fazendo várias refeições nos restantes. Existem várias formas de o fazer.

Estudos indicam que depois de várias horas sem comer, o nosso corpo recorre ao armazenamento de gorduras e começa a queimar.

O jejum intermitente funciona ao prolongar o período em que o corpo queimou as calorias consumidas na última refeição.

O que podemos comer no jejum intermitente?

Durante as alturas em que não estamos a comer, água e bebidas sem calorias como café e chá, são permitidas.

E durante os períodos em que estamos a comer, “comer normalmente”, não significa que possamos comer desmedidamente. É muito improvável que percamos peso ou fiquemos mais saudáveis se ingerimos comidas altamente calóricas, como fast food, por exemplo.

O ideal segundo os nutricionistas, é algo que se assemelhe à dieta mediterrânica, quer estejamos a tentar implementar o jejum intermitente ou não, sendo que é difícil de errar com uma dieta com base em carboidratos não refinados, como vegetais, gorduras saudáveis e proteínas magras.

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

Estudos demonstram-nos que o jejum intermitente faz muito mais do que apenas queimar gordura, sendo que com a mudança metabólica muda só o corpo, mas também a nossa mente.

Segundo vários estudos, alguns dos benefícios são:

  • Raciocínio e memória – Aumenta a memória de trabalho em animais e a memória verbal em humanos.
  • Coração mais saudável – Melhora a pressão sanguínea e o batimento cardíaco, assim como outros aspetos relacionados com o coração.
  • Performance física – Perda de gordura enquanto preservando a massa muscular, assim como a resistência.
  • Obesidade e diabetes – Ajuda a prevenir e a regular a obesidade e a diabetes.
  • Condição dos tecidos – Reduz os danos dos tecidos.

O jejum intermitente é seguro?

Há quem faça jejum intermitente para gerir o peso, outros como método para combater problemas como síndrome de colón, colesterol alto ou artrite. Mas esta dieta não é para todos.

Aconselha-se consultar um especialista ou alguém da área da nutrição antes de começar. Há certos grupos que não devem tentar esta dieta:

  • Crianças e jovens menores de 18 anos
  • Mulheres que estejam grávidas ou a amamentar
  • Pessoas com historial de distúrbios alimentares

Temos que ter em mente que o jejum intermitente pode ter efeitos diferentes em diferentes pessoas. Consulte o seu médico se começar a experienciar certos sintomas que não sejam comuns, como ansiedade, dores de cabeça, náusea ou quaisquer outros sintomas que surjam depois de começar a dieta.

Close Menu
×